O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, entretanto segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas solteiras no Brasil é maior que a quantidade de pessoas casadas. São 81 milhões de solteiros e 63 milhões de casados.
Estes números representam uma mudança significativa no conceito de amor, com cada vez mais pessoas optando por decidir serem solteiras, indo contra a ideia convencional que a felicidade só pode ser encontrada no amor o que demonstra, a crescente aceitação e valorização da individualidade.
Em uma entrevista, Arthur Silva, de 26 anos, compartilhou sua perspectiva sobre a pressão social em torno do namoro e casamento. Apesar de nunca ter namorado, ele encontrou estabilidade emocional e felicidade através da autoaceitação e terapia.
“Tem sido difícil pelo fato de nunca ter namorado, acaba que o relacionamento passa uma imagem de estabilidade, mas graças a terapia eu entendo que também consigo ser estável sozinho ” disse Arthur.
A solitude tem sido usada como termo para categorizar aqueles que aprenderam, de algum modo, a gostar e apreciar a própria companhia. Para muitos, o melhor amor, é o próprio.