Rio Branco, AC, 3 de dezembro de 2024 12:47
img_9069.jpg

Na COP29, Marina Silva cobra dinheiro de países ricos para combate às mudanças climáticas

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima também cobrou um plano para zerar o uso de combustíveis fósseis.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, cobrou dos países ricos em seu primeiro discurso na COP29 (Conferência do Clima da ONU), em Baku, no Azerbaijão, o apoio financeiro para combater as mudanças climáticas e também defendeu um plano para zerar o uso de combustíveis fósseis.

Segundo a ministra, a conclusão de novas metas de financiamento para países em desenvolvimento combaterem a crise do clima são essenciais ao cumprimento de metas para reduzir a emissão de gás carbônico (CO2).

“Uma receita para o nosso sucesso certamente passa pelos mecanismos de financiamento. Sem isso, o que anunciamos se torna apenas discurso. Precisamos dos meios de implementação para transformar a teoria em prática”, disse a ministra ontem (12), em discurso no pavilhão brasileiro no encontro.

Ela destacou que a recente queda de 45% do desmatamento em dois anos na Amazônia evitou a emissão de 400 milhões de toneladas de gás carbônico. Mas lembrou que o cumprimento de metas para zerar o desmatamento no Brasil e para diminuir a produção de gases de efeito estufa em outros países em desenvolvimento depende das nações desenvolvidas alocarem recursos para isso.

“O indicador de sucesso dessa COP, para além de tantos temas que estão postos aqui, com certeza está nos mecanismos de financiamento, sem os quais aquilo que nós anunciamos virará apenas enunciado”, disse. “Sem os meios de implementação, não haverá como tirá-los da teoria para a prática”, completou.

Fonte: ICL Economia.