Rio Branco, AC, 14 de julho de 2024 05:47

17 farmácias populares no Acre, estão cadastradas para entregar absorventes para mulheres em vulnerabilidade social

Facebook
Twitter
WhatsApp

O programa Farmácia Popular disponibiliza absorventes para a população feminina em situação de vulnerabilidade social, em mais de 31 mil unidades credenciadas em todo o país. A iniciativa é decorrente das ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual já executadas pelo Governo Federal em 2023. A equidade de gênero e acesso aos absorventes, combatendo as desigualdades causadas pela pobreza menstrual, é tema prioritário tratado de forma interministerial desde o início da atual gestão.

A iniciativa é conjunta entre as pastas da Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Mulheres e Educação. A oferta é direcionada a estudantes da rede pública de baixa renda, mulheres em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A população recolhida em unidades do sistema prisional também será contemplada. O público-alvo do programa abrange 24 milhões de mulheres entre 10 e 49 anos em todas as regiões do País.

Para garantir o benefício, as pessoas que se encaixam nos critérios já estabelecidos precisarão apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização na farmácia credenciada. Essa autorização será emitida pelo aplicativo “Meu SUS Digital”. A nova versão do Conecte SUS já está disponível para download tanto nos dispositivos IOS como Android.

O portal do Ministério da Saúde disponibiliza a opção para fazer o download do aplicativo “Meu SUS Digital”. As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.

No total, 11 municípios e 17 farmácias do Estado do Acre já disponibilizam os absorventes.