Rio Branco, AC, 18 de outubro de 2024 03:18
img_0947-1.jpg

23 de setembro: Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, o mundo se une para observar o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.

Essa data foi estabelecida em 1999 durante o 1º Encontro Mundial de Mulheres do Programa de Ação Mundial, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a exploração sexual e o tráfico, destacando a necessidade de proteger os direitos das mulheres e crianças.

Dados do IBGE revelam a magnitude do problema. De acordo com relatório do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, no período de 2021 a 2023, o Brasil teve 164.199 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes até 19 anos.

O tráfico de pessoas, especialmente mulheres e crianças, também apresenta índices preocupantes. Segundo o Ministério da Justiça, em 2022, foram registrados mais de 1.800 casos de tráfico de pessoas, com a maioria das vítimas sendo mulheres.

A mobilização em torno do Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças busca não apenas sensibilizar a sociedade, mas também pressionar as autoridades a implementar medidas mais rigorosas de combate a esse crime.