Com base nos dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), divulgou um relatório sobre os registros de violência sexual no Brasil em 2022. Segundo o levantamento, foram contabilizadas cerca de 74 mil denúncias de violência sexual ao longo do ano.
A pesquisa revela uma realidade alarmante: seis em cada dez vítimas de estupro são crianças de 0 a 13 anos de idade. Além disso, 75,8% das vítimas são consideradas vulneráveis, ou seja, menores de 14 anos ou incapazes de oferecer resistência devido a doenças ou deficiências.
O relatório destaca que a maioria dos estupros de crianças e adolescentes acontece no ambiente doméstico. Dos casos registrados, 71,6% das vítimas foram estuprados em suas próprias casas, enquanto apenas 1 em cada 10 estupros de vulneráveis ocorreu em via pública.
Esse dado reflete um aspecto especialmente perturbador: a maioria dos abusadores são familiares ou amigos das vítimas, o que dificulta ainda mais as denúncias, já que as vítimas muitas vezes não conseguem identificar o abuso devido ao vínculo emocional com o abusador.
O MPAC reforça a importância das denúncias e disponibiza o o endereço on-line do MPAC mpac.mp.br/enderecos, para localizar o endereço e telefone da Promotoria de Justiça da Cidade da vítima.
Com informações do Ministério Público do Estado do Acre.