Rio Branco, AC, 24 de novembro de 2024 01:24

Por trás das cortinas

Com Íam Arábar

Por trás
das cortinas

Com Íam Arábar

Um passo de cada vez

O Partido dos Trabalhadores segue tentando sobreviver no Acre. Diferente do que fizeram em 2018, agora aprenderam a recuar para criar laços embasados no “eu fiz isso por você, agora faça algo por mim”. Em Epitaciolândia, o PT recuou na candidatura majoritária no município para dar lugar ao PP, após reunião. Isso mostra que não há verde, azul ou vermelho. Por trás das cortinas, são todos iguais. Bobo é quem briga pelas cores do arco-íris.

Frio, calculista ou interesseiro?

Alan Rick continua no seu sonho de ser governador do Acre. O parlamentar segue fazendo agendas pelo estado a fim de conseguir apoio. Ao falar sobre o pré-candidato de seu partido que teria abusado de uma criança de 13 anos, Alan frisou apenas na indução ao aborto, não dando muita atenção ao fato de uma criança supostamente ter sido abusada. Muitos questionaram se a conduta do parlamentar foi a mais adequada. Alan defende a vida? Que vida? Fica o questionamento. Por trás das cortinas, o que importa é o sonhado mandato.

Joia rara de Capixaba

Sarah Frank é com certeza a joia rara do município de Capixaba. Querida, popular e bem aceita, a vereadora deve ser eleita ainda no primeiro turno como a mais nova prefeita da cidade. Diferentemente de muitos, ela não precisa da política para sobreviver, pois é concursada, fato que para alguns é desconhecido. Por trás das cortinas, Sarah é uma joia que faz parte da coroa que está sendo montada pelo MDB, no Acre.

Para César o que é de César

Muitos podem não concordar, mas não há fatos que contradigam que Gladson Cameli é o político mais popular do Acre da última década. Sendo governador eleito duas vezes no primeiro turno, Cameli traz consigo a estrela altaneira que tarda a falhar. Gladson ainda é o governador que mais fez concurso no Acre. Gostem ou não, os aspirantes a algozes precisam aceitar que cedo ou tarde, o atual governador será, novamente, senador.

Quem é Zezinho Barbary?

Esta é sem dúvidas uma das perguntas que muitos acreanos fazem, quando ouvem o nome Zezinho Barbary. Quem é? Onde vive? O que faz? A população acreana precisa de um especial em TV aberta de duas horas para descobrir quem é o deputado federal eleito, de atuação fraca e inexpressiva, que será mais um dos que cumprirá a tradição de não reeleição no cargo de parlamentar federal. Quem é Zezinho Barbary? O Acre gostaria de descobrir.

A agricultura em boas mãos

O gaúcho popularmente conhecido como “Tchê”, é um dos melhores secretários de agricultura que o Acre já viu. Focado em fortalecer a agricultura familiar, ajudando diretamente diversos pais de família, Tchê se consagra como um dos nomes mais fortes do atual secretariado estadual. O secretário, caso decida parar de ser, pode retornar ao cargo de deputado estadual, pois foi eleito em 2022 pelo PDT, mas entendeu que na Secretaria de Agricultura poderia fazer mais por aqueles que nele creditaram voto. Tchê é um nome que dificilmente será engolido pelo tempo.

Farinha puba

O prefeito Zequinha Lima pode ser tido como a “farinha puba” de Cruzeiro do Sul. Para muitos, uma iguaria sem igual, podendo ser apreciada com diversos peixes amazônicos. Para outros, difícil de mastigar e ainda mais de engolir. Zequinha terá um difícil trabalho para ganhar as eleições contra a popular e aclamada Jéssica Sales. Por trás das cortinas, dizem que o fato da ExpoAcre 2024, na região do Juruá, ser antes da capital, é porque o governador quer tentar aumentar a popularidade de Lima. Ele vai conseguir? Julho dirá.

Escândalo em curso

O prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva, de perto, é o pior prefeito que a cidade já viu. Ruas transversais esburacadas, remédios em falta nas Unidades Básicas de Saúde, além da baixa qualidade de vida pela gestão, proporcionada. Corre à boca miúda que muito em breve o prefeito deve enfrentar problemas jurídicos, pois muito está para ser revelado, e Silva poderá entrar para à história, da pior forma possível.

A vida e a política

De direita, Roberto Duarte se posiciona a favor do PL 1904/2024, que visa a criminalização das mulheres que abortarem após a 22ª semana de gestação. Enquanto político, profissional, Duarte vê-se no dilema da dualidade entre manter a sensibilidade para com um assunto delicado, e ao mesmo tempo se posicionar de modo a agradar o seu eleitorado. Ao deixar claro que jamais defenderia um abusador, Roberto se coloca a favor da vida, mas neste caso, da criança.

A renovação

A política acreana vem se moldando para uma nova época. Novos nomes estão surgindo e mostrando que de fato chegaram para fazer a diferença. O presidente da executiva municipal do Partido Novo, Wille Viana, é a prova disso. Wille figura como um dos mais jovens articuladores políticos do Acre com resultado. Com familiares esquerdistas, Wille busca criar seu próprio legado, e pelo Novo, vem conseguindo. Por trás das cortinas, ele é a fonte da chapa forte do partido nas eleições de 2024.