O Acre se prepara para enfrentar mais uma onda polar a partir deste domingo (25). Segundo o meteorologista Davi Friale em seu Portal Otempo Aqui, este fenômeno marca a 14ª onda polar do ano e traz consigo a oitava friagem de 2024.
A onda de frio será caracterizada não tanto pela queda acentuada das temperaturas, mas pela intensidade dos ventos e a extensão da área afetada. Os ventos desta nova frente fria serão intensos, com rajadas que podem ultrapassar os 50 km/h em algumas áreas. A friagem será sentida em todo o estado do Acre, bem como em regiões de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Amazonas, além de partes da Bolívia e Peru.
Antes da chegada do frio, o sábado (24) será marcado por temperaturas elevadas, com a possibilidade de novos recordes de calor. Há também uma expectativa de chuvas pontuais no sábado e no domingo, que podem ser acompanhadas de fortes trovoadas, principalmente nas regiões leste e sul do Acre, e no vale do Juruá.
As temperaturas mínimas, previstas para as madrugadas de segunda-feira (26) e terça-feira (27), devem variar entre 13 e 16°C em cidades como Rio Branco, Brasiléia, e Sena Madureira. No vale do Juruá, as mínimas ficarão entre 17 e 20°C.
No entanto, além do frio, o estado deve enfrentar um outro desafio: a umidade relativa do ar extremamente baixa. A partir de domingo, os níveis de umidade podem cair para entre 15% e 25%, níveis que podem perdurar por vários dias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade abaixo de 30% já representa um estado de atenção, enquanto índices entre 12% e 20% colocam a população em estado de alerta.