Nesta terça-feira, 10, o anúncio da proibição do uso de redes sociais por menores de idade, foi feito pelo primeiro-ministro Anthony Albanese. Apesar da ainda não definição exata, o planejamento visa restringir acesso a plataformas de rede social para jovens entre 14 e 16 anos.
O ministro não especificou os limites de idade para a proibição, mas explicou que estava analisando a faixa entre 14 e 16 anos. Segundo ele, antes da implementação da lei, será iniciado um teste de verificação de idade nos próximos meses, antes da validação da medida.
“Eu quero ver as crianças longe dos dispositivos e nos campos de futebol, nas piscinas e nas quadras de tênis. Queremos que elas tenham experiências reais com pessoas reais, porque sabemos que as redes sociais estão causando danos sociais,” disse Albanese.
Diversos países têm tentado essa medida de restringir o uso de redes sociais por menores, porém desafios legais e tecnologias, como redes privadas virtuais ou vpn que disfarçam locais, têm dificultado os esforços governamentais.