Na cultura popular, a sexta-feira 13 é conhecida como um dia de azar. Muitas pessoas evitam viajar, fazer negócios importantes ou até mesmo sair de casa nesse dia, com medo de que algo ruim aconteça. Mas de onde vem essa superstição? E quais são os mitos e curiosidades associados à sexta-feira 13 no Brasil?
Segundo a tradição cristã, a sexta-feira 13 está ligada à última ceia de Jesus Cristo, que teria acontecido em uma sexta-feira, e ao número 13, que é considerado um número de azar em diversas culturas. No entanto, essa superstição ganhou força principalmente a partir do século 19, com a publicação de livros e filmes que exploravam o tema.
No Brasil, a sexta-feira 13 é cercada de mitos e curiosidades. Uma das crenças mais difundidas é a de que quebrar um espelho nesse dia traz sete anos de azar. Além disso, muitas pessoas evitam passar por baixo de escadas, abrir guarda-chuvas dentro de casa e até mesmo cortar o cabelo nessa data.
Outro mito popular é o de que a sexta-feira 13 é um dia propício para a realização de rituais de magia negra e bruxaria. Por isso, algumas pessoas preferem ficar em casa e evitar sair à noite nesse dia.
Apesar de toda a superstição em torno da sexta-feira 13, muitos brasileiros encaram o dia com bom humor e até mesmo organizam festas temáticas para celebrar a data. Em algumas cidades, é comum ver pessoas fantasiadas de bruxas, vampiros e outros personagens assustadores pelas ruas.
Independentemente de acreditar ou não na superstição da sexta-feira 13, é importante lembrar que o medo e o azar são apenas construções sociais e que cada um é responsável por sua própria sorte. Portanto, que tal aproveitar o dia para quebrar tabus e desafiar os mitos que cercam essa data? Afinal, o que realmente importa é estar bem consigo mesmo e com as pessoas que amamos.