Rio Branco, AC, 18 de outubro de 2024 03:43
img_1567-1.jpg

SEMULHER é pioneira no lançamento de cartilha com linguagem indígena em combate a violência contra a mulher

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em entrevista recente ao Programa Se Liga Cidade, a delegada e Secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, falou sobre a produção e tradução de cartilhas adaptadas a cada etnia originária, visando passar o conhecimento da lei de proteção a mulher para todas.

“Eu me orgulho muito porque eu ajudei a redigir, estão explicando o que são crimes, como procurar ajuda, quem foi a Maria da Penha, o que a lei Maria da Penha diz”, afirmou Márdhia.

Segundo Márdhia, é necessário ter um cuidado maior em relação as mulheres indígenas, sendo elas divididas em dois grupos distintos entre as que habitam a cidade e as que habitam as aldeias.

“Nós temos uma mulher indígena aqui, ela é uma mulher indígena com deficiência auditiva. Então ela tá aqui no departamento trabalhando a política da mulher indígena, agora ela vai para as aldeias e claro que junto com a FUNAI, porque quando falamos de mulher indígena temos a situação da que está em cidade e tem a que está aldeiada. A gente não pode chegar e falar com as mulheres indígenas da aldeia, como falamos com as mulheres da cidade. Então a cartilha é para isso né, tem endereço de toda a rede de proteção as mulheres, além de traduzidos”, afirmou.