Rio Branco, AC, 21 de novembro de 2024 17:22
53d9e8cd-18cb-4e70-9929-1d7efb2a6843-1.jpg

Jarude vai à Justiça Eleitoral para participar do debate na Globo

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O candidato a prefeito de Rio Branco Emerson Jarude (NOVO) entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para participar do debate que será realizado pela Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo, nesta quinta-feira (3).

Antes da decisão de acionar o TRE na tarde desta quarta-feira (2), o candidato entrou em contato com a emissora pedindo reconsideração da decisão, o que não aconteceu.

“E por esse motivo nos acabamos de dar entrada com uma ação na Justiça Eleitoral, fomos em busca de fazer valer o nosso direito de participar do debate que ocorre a três da eleição. Essa decisão afeta não só a mim, como candidato, mas principalmente o eleitor que não terá direito de ouvir nossas propostas para decidir o seu voto. Agora é torcer”, afirmou Jarude que agradeceu ao apoio que tem recebido de seus eleitores e de políticos que defendem o exercício pleno da democracia.

Jarude argumenta que a regra da Rede Amazônica para participação dos candidatos no debate que foi usada para deixa-lo de fora, trata do art. 46 da Lei nº 9.504/1997 que diz ser “assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares, e facultada a dos demais”, sem qualquer outra limitação.

O Partido Novo tem exatamente cinco representantes no Congresso: o senador Eduardo Girão e os deputados Marcel Van Hattem, Gilson Marques, Adriana Ventura e Ricardo Salles.

Além disso, cabe destacar que Jarude é o 3º candidato mais bem avaliado nas pesquisas eleitorais. “Parece-nos, portanto, que a exclusão do candidato Emerson Jarude é ilegítima, malferindo a isonomia esperada do processo eleitoral e a missão do Grupo Rede Amazônica de promover a igualdade, a ética e a imparcialidade”, diz o corpo jurídico que representa o candidato.