Em entrevista recente ao programa Se liga Cidade, a atual delegada e coordenadora da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Elenice Frez Carvalho explicou o papel da DEAM em defesa dos direitos das mulheres.
“A delegacia da mulher ela tem um papel central nessa luta pelo fim da violência doméstica contra a mulher, crianças também, adolescentes. Nós estamos abertos aqui na capital durante as 24 horas do dia, com cinco equipes plantonistas que se revezam, para que esse atendimento seja ininterrupto e para que a gente esteja aqui a disposição da mulher”, afirmou a delegada.
A delegada também destacou que a delegacia estará à disposição a qualquer momento, seja em casos de violência ou ao identificar sinais de um relacionamento abusivo.
“A qualquer momento que ela precisar, sendo vítima de qualquer tipo de violência ou quando ela percebesse num relacionamento abusivo, um relacionamento que está lhe gerando algum risco e ela preventivamente procura o serviço da delegacia para solicitar uma medida protetiva. Então a gente tá aqui, está equipe toda, são cerca de 70 profissionais que atuam aqui e a mulher quando sente a necessidade de pedir uma medida protetiva ou quando ela foi vítima de algum crime que ela deseja notificar, seja pra investigação, seja pra pedir uma medida protetiva.
Esse é o principal serviço da delegacia da mulher”, afirma Elenice, delegada da DEAM.