A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) realizou na última quinta-feira, 10, uma vistoria na Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2), em Rio Branco, para verificar os novos equipamentos adquiridos pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb). A ação visa garantir que as melhorias planejadas para o sistema de abastecimento de água do município sejam efetivamente implementadas e tragam benefícios para a população.
O investimento de R$ 4 milhões, integra um esforço colaborativo que conta com o apoio da prefeitura, dos governos estadual e federal, focado na modernização e na ampliação da capacidade de distribuição de água. Entre as novas aquisições estão oito conjuntos de motor e bomba, além de seis motores de alta potência, que serão instalados no Centro de Reservação Comara, que é responsável pelo abastecimento de água no Segundo Distrito da capital. A instalação dos equipamentos está planejada para seguir um cronograma específico, de modo a evitar qualquer interrupção no fornecimento de água para a população durante as obras.
“Essas bombas também servirão para os reservatórios do Comara, da Bem-Te-Vi, do bairro Placas, da região do Horto e da região do Bola Preta, que são locais que não alcançam a pressão ideal. Portanto, todo esse investimento vai beneficiar cerca de 70% de Rio Branco”, explicou o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira.
A expectativa é que, após a instalação dos novos equipamentos, haja uma melhoria na pressão e na eficiência do fornecimento de água em diversas áreas da cidade, beneficiando mais de 50 mil moradores que atualmente enfrentam dificuldades de abastecimento, garantindo um fornecimento mais confiável, acompanhando o crescimento populacional e as necessidades dessas regiões.
Para o presidente da Ageac, Luís Almir Brandão, a atuação da agência é fundamental para garantir que os recursos aplicados resultem em um serviço de qualidade para os cidadãos: “A Ageac acompanha de perto a instalação desses novos equipamentos para garantir que o investimento resulte em melhorias concretas para a população de Rio Branco. Nosso papel é assegurar que os serviços sejam regulados com rigor, proporcionando transparência e eficiência”, destacou o gestor.
Além da futura instalação dos novos equipamentos, o projeto contempla ações de longo prazo, como a perfuração de poços artesianos e a construção de lagoas de armazenamento, para garantir a sustentabilidade do abastecimento, especialmente nos períodos de estiagem.
A Ageac fará o monitoramento de todas as etapas do projeto, assegurando que os serviços de água sejam prestados de forma adequada para atender à demanda de Rio Branco.