Rio Branco, AC, 18 de outubro de 2024 08:48
img_2416.jpg

STJ define lista de candidatos para concorrer a duas vagas na corte 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta terça-feira (15), o plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionará os desembargadores e membros do Ministério Público que disputarão duas vagas na corte. As listas tríplices serão enviadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fará a escolha final.

Entre os 16 magistrados, Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), é um dos favoritos. Em 2018, Favreto concedeu um habeas corpus para libertar Lula durante a Operação Lava-Jato, decisão que foi revertida no mesmo dia. A proximidade com o presidente torna sua indicação politicamente significativa.

Além de Favreto, Carlos Brandão e Ney Bello, do TRF-1, são cotados. Brandão tem o apoio do ministro Kassio Nunes Marques (STF), enquanto Bello conta com o respaldo de Gilmar Mendes e Flávio Dino. No entanto, a escolha de Bello ainda é incerta.

Entre as mulheres, Marisa Santos (TRF-3) e Daniele Maranhão (TRF-1) são as mais mencionadas, mas Lula tem priorizado outros critérios, o que pode reduzir a representação feminina no STJ.

Para a vaga do Ministério Público, Sammy Barbosa Lopes, do Acre, é o principal nome, com o apoio do corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell. Também estão na disputa Hindenburgo Chateaubriand e Raquel Dodge, ex-procuradora-geral da República, cujo histórico político pode pesar contra sua escolha.