Rio Branco, AC, 17 de outubro de 2024 20:48
img_2516-1.jpg

Lula propõe programa para incentivar jovens a seguir a carreira de professor

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em discurso nesta quarta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a baixa procura dos jovens pela profissão de professor e afirmou que o governo está considerando a criação de um programa para incentivar a carreira docente. 

A declaração foi feita durante uma cerimônia no Palácio do Planalto em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, apenas um dia após a comemoração do Dia do Professor no Brasil.

Lula destacou a importância de atrair estudantes para a área de educação, apontando a falta de interesse como um desafio crescente no país. Segundo ele, a questão será debatida pelo governo ainda este mês, após sua participação na cúpula dos Brics, que acontecerá na Rússia. 

“Essa profissão que já foi nobre está sendo destruída porque nós descobrimos que ninguém mais quer ser professor. Nós vamos ter que criar um programa de incentivo para alunos que prestaram o Enem fazerem um curso para se transformarem em professores. Porque ganha muito pouco, tem muito trabalho e as pessoas não querem”, afirmou o petista.

Embora o presidente não tenha apresentado detalhes sobre o programa, mencionou que a ideia é conectá-lo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de modo a motivar mais jovens a se dedicarem à formação de professores.

A proposta faz parte de um esforço mais amplo do governo para valorizar a educação, e a fala de Lula acontece em um momento de reflexão sobre o papel do professor no desenvolvimento do país.