Rio Branco, AC, 1 de novembro de 2024 11:11
b0e938f5-7cb0-4fbe-bd49-8c94bdace340-1.jpg

Pedro Pascoal desmente boatos sobre encerramento dos atendimentos de nefrologia, e esclarece diferenças de preços entre Fundhacre e particular

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na manhã desta sexta-feira, 18, o Secretário de Saúde, Pedro Pascoal, desmentiu os boatos de que os serviços de nefrologia oferecidos pela Fundação Hospital Estadual do Acre (FUNDHACRE) seriam encerrados. Em sua fala, o gestor foi enfático ao afirmar que essa informação é falsa e foi utilizada com o intuito de alarmar a população, algo desnecessário, pois trata-se de uma inverdade.

Em entrevista ao Alerta Cidade, Pascoal apresentou números exatos, explicando que a terceirização do serviço trará economia ao Estado, sem prejudicar a qualidade do atendimento aos pacientes. Ele garantiu que a dignidade, humanidade e respeito continuarão sendo exigências, mesmo que os serviços sejam realizados em clínicas particulares, uma vez que os atendimentos estão sendo custeados pelo governo.

Foto: Sérgio Vale

“Entre todos os contratos que compõem o funcionamento da hemodiálise, a empresa que fornece a solução ácido-base, insumo principal para a realização das sessões, solicitou um reequilíbrio contratual com um aumento de aproximadamente 27% sobre o valor inicial. Esse valor está acima de qualquer tabela de preços, não justificando legalmente tal aumento. Houve, então, uma negativa por parte do setor jurídico quanto à adequação do preço, e a empresa condicionou a entrega do insumo ao reajuste. Não acatamos essa exigência e, infelizmente, tivemos que realizar uma transferência emergencial. Esse fato serviu de gatilho para uma revisão completa dos contratos, e observamos que o custo de uma sessão de diálise na Fundação Hospitalar chega a ser quase quatro vezes maior que em uma clínica particular”, afirmou o secretário.

Questionado sobre os valores, Pedro reafirmou que o custo nas clínicas particulares será mais baixo. “R$ 1.789,27 na Fundação, e R$ 445,04 nas clínicas. Assim, poderemos atender mais pessoas dentro do orçamento de mais de um milhão e meio de reais destinado à nefrologia”, concluiu.