Os candidatos aprovados no concurso público do Instituto Federal do Acre (IFAC) para o cargo de docente, procuraram a redação do Alerta Cidade para relatar a ausência de cronograma que defina o resultado final do certame.
O concurso realizado em 2023, teria a aplicação das Provas de Desempenho Didático em maio de 2024, mas foram suspensas por força de decisão judicial liminar, que tramitava na 2ª Vara Cível da Seção Judiciária Federal do Acre, ajuizado pelo Ministério Público Federal (MPF).
O pedido de suspensão da segunda fase do concurso teria vindo do MPF após constatação de erros da convocação dos aprovados. Após o pedido, a justiça acatou e a segunda etapa foi suspensa.
De acordo com os candidatos aprovados, ainda não foi divulgado um novo cronograma com o resultado final do concurso. Além disso, os candidatos afirmam que banca responsável pelo concurso, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) e a comissão do IFAC responsável pelo certame não informaram nenhuma atualização sobre o concurso.
“Não foi divulgado um novo cronograma com a data do resultado final do concurso, a gente entra em contato com a banca, a banca não dá satisfação, a gente entra em contato com a comissão de concurso do IFAC, eles não dão satisfação, então tá todo mundo assim sem saber tipo a deriva abandonado. Não tem um novo cronograma, não tem uma data de publicação do resultado final”, disse um candidato aprovado.