A Proposta que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 deu um passo importante ao atingir o quórum necessário para avançar na Câmara dos Deputados. De autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a proposta é inspirada em uma iniciativa do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito do Rio de Janeiro Rick Azevedo (PSOL).
Na manhã desta quarta-feira, 13, a PEC já contava com 194 assinaturas no sistema da Câmara, ultrapassando o mínimo de 171 apoios exigidos para seu protocolo, conforme informações do jornal Estadão.
Agora, a proposta segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde começará a ser debatida. Nesta fase, será nomeado um relator que terá o papel de analisar o texto e poderá sugerir modificações por meio de um substitutivo, além de avaliar as contribuições de outros parlamentares.
Após o parecer da CCJ, o texto deverá passar por uma comissão especial antes de ser levado ao plenário para votação. A inclusão da proposta na pauta, porém, depende de negociações entre os líderes partidários. Para garantir apoio, Erika Hilton já planeja dialogar com figuras influentes da Câmara, como o presidente Arthur Lira (PP-AL).