Rio Branco, AC, 26 de dezembro de 2024 09:18
img_4885-1.jpg

MPAC vence Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) conquistou o 1º lugar no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex), na categoria Executivo de Inovação, representado pela promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório. A premiação aconteceu na noite desta quinta-feira, 21, em Brasília.

A 5ª edição do prêmio contou com duas iniciativas da MPAC entre os finalistas: a atuação da promotora Marcela Ozório, vencedora na categoria Executivo de Inovação, e o projeto “Vacina Mais: Estratégia nas Escolas”, desenvolvido pela 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, que concorreu na categoria Inovação Social. Este último foi idealizado pelo promotor Glaucio Oshiro e é gerido pelo promotor Ocimar Sales Júnior.

O Prêmio de Inovação J.Ex tem como objetivo considerar e promover projetos inovadores em tecnologia, gestão e metodologias aplicadas no Ecossistema de Justiça.

A promotora celebrou o reconhecimento e destacou que a premiação reflete o trabalho coletivo da Secretaria de Planejamento Institucional e Inovação, e do Laboratório de Inovação do MPAC, o Seringal Lab.

“É uma alegria representar o Ministério Público do Acre com esse prêmio, especialmente em uma categoria pouco difundida por nós, a categoria de Inovação. Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho coletivo. Inauguramos neste ano a Secretaria de Planejamento e o Seringal Lab, que já desenvolvem iniciativas inovadoras, incluindo projetos em inteligência artificial. É uma grande satisfação representar a MPAC na área de inovação frente ao setor público brasileiro”, comemorou.

Trajetória

Marcela Cristina Ozório ingressou no Ministério Público acreano em 2009. Atualmente, é secretária de Planejamento Institucional e Inovação, coordenadora-geral do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) e coordenadora adjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Em sua trajetória, liderou projetos inovadores no MPAC, como o Laboratório de Inovação Seringal Lab, o Observatório de Políticas Públicas, e o Observatório de Análise Criminal.

Além disso, idealizou o desenvolvimento de inteligência artificial na instituição, com a criação do anton.IA, uma IA generativa que utiliza a técnica de Recuperação de Informação Aumentada (RAG).

Por: MPAC