Rio Branco, AC, 21 de abril de 2025 04:53
dfac22c5-864d-4403-8173-48fcb8615d1f-1.jpg

Candidatos cobram transparência e agilidade em concurso do IFAC após falhas e atrasos

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Candidatos do concurso público para docentes do Instituto Federal do Acre (IFAC) manifestam crescente insatisfação diante de atrasos e falhas no andamento do certame, realizado pela banca IDECAN. O concurso, regido pelo edital nº 01/2023, publicado em novembro de 2023, previa a conclusão em julho de 2024. No entanto, quase um ano depois, o processo ainda não foi homologado, gerando frustração entre os participantes.

A situação piorou com a recente divulgação, pelo IFAC, de um erro no fornecimento de formulários para acesso aos vídeos da prova didática, etapa realizada entre 4 e 6 de setembro de 2024. A falha, que havia sido apontada por candidatos anteriormente, levou à reabertura de prazos para acessos aos vídeos.

Segundo o novo comunicado do IFAC, publicado em 22 de novembro de 2024, os vídeos estarão disponíveis aos candidatos até 11 de dezembro, com interposição de recursos nos dias 12 e 13. O resultado final será divulgado em 20 de dezembro, seguido pela homologação até o final do mesmo mês.

Apesar das novas datas, os candidatos seguem cobrando maior transparência do IFAC e da IDECAN. Eles criticam a morosidade do processo e questionam a credibilidade do certame, que, segundo eles, está comprometida por erros recorrentes e falta de informações claras.

Em nota oficial, a pró-reitora de Ensino e reitora em exercício do IFAC, Paola Alvarez, informou que as nomeações estão previstas para janeiro de 2025, com posse até fevereiro. A gestora reforçou o compromisso da instituição em concluir o processo com lisura e garantiu que o cronograma atualizado será cumprido.