Rio Branco, AC, 21 de abril de 2025 06:43
img_5089-1.jpg

Simone Tebet irá anunciar R$ 4,5 bilhões para rotas de integração e Acre está entre os beneficiados

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Nesta segunda-feira (25), a ministra do Planejamento, Simone Tebet, apresentará um relatório detalhando os investimentos previstos para o Programa Rotas em 2025. O programa, que integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), contará com um montante estimado em R$ 4,5 bilhões para o próximo ano. 

Um dos destaques do plano é a inclusão do Acre na chamada Terceira Rota, que compõe o Quadrante Rondon — uma estratégia que abrange também Rondônia e o oeste do Mato Grosso. A proposta é estabelecer um importante corredor comercial que conecte esses estados aos portos do Peru e Chile, além de criar ligações com a Bolívia. Apelidada de “rota do futuro”, a iniciativa busca impulsionar a integração regional e internacional, fomentando o comércio e o desenvolvimento econômico. 

O Novo PAC identificou 190 projetos estratégicos entre os mais de 9,7 mil previstos, voltados a melhorar a conectividade regional. Entre os destaques estão:  40 hidrovias, 35 aeroportos, 21 portos, 65 rodovias, 15 infoviárias, 9 ferrovias e 5 linhas de transmissão de energia.

Esses projetos têm como objetivo integrar os estados fronteiriços aos países vizinhos, fortalecendo as conexões comerciais e promovendo o desenvolvimento socioeconômico nas regiões de fronteira.