A edição de número 27 do Encontro Nacional das Casas Legislativas do país (UNALE), que começa nesta terça feira 3, no Rio de Janeiro, vai discutir a fundo o “Futuro da educação no Brasil”, com palestras de renomadas personalizadas do setor.
O Acre, representado pela Assembleia Legislativa, ALEAC, terá participação fundamental no evento por ser um dos poucos estados brasileiros que avançou na redução da taxa do analfabetismo. Em seis anos, o estado reduziu em 30,9% esse índice. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios ( PNAD), em 2022 a taxa de pessoas que não sabiam ler no estado era de 8,5%, o que representa um recuo de 2,4 pontos percentuais em relação a 2019.
Com a participação de 22 parlamentares, a mesa diretora vai apresentar em um painel, as experiências, ações e projetos executados no Acre que resultaram na redução do índice de pessoas que não sabiam ler nem escrever.
“Cerca de cinquenta e sete mil pessoas no Acre, com idade entre 15 anos ou mais, eram analfabetas. Na pesquisa anterior, esse número era de 68 mil acreanos. Temos aí uma redução desses índices, o que coloca o Acre entre os estados que de fato combateram o analfabetismo. Aqui vamos apresentar as ações que levaram a essa redução “, explicou o presidente da ALEAC, deputado Luiz Gonzaga.
Umas dessas práticas é o Programa de Educação de Jovens e Adultos, que corrige a distorção idade/série para pessoas que estavam fora da sala de aula a mais de 10 anos. Por meio da Escola do Legislativo, a ALEAC também contribui para melhorar a educação no Acre. Desde 2017, o EducAleac oferta, gratuitamente, aulas preparatórias para o ENEM para jovens de baixa renda.
“É gratificante poder contribuir com uma pequena parcela nesse processo, mesmo que seja para um outro público. Vamos também conhecer aqui outras práticas e quem sabe, implantar novos programas no âmbito do legislativo estadual “, pontuou o primeiro secretário Nicolau Júnior.
Entre os palestrantes vai está o ex- ministro e ex- governador do DF, Cristovam Buarque, além de outros renomados nomes do setor. O evento se estende até a próxima quinta-feira,5, quando se encerra com a eleição da nova diretoria da UNALE. ◦ ALEAC finalista de prêmio nacional
A Assembleia Legislativa do Acre é um dos três finalistas do prêmio nacional “Assembleia Cidadã”, na categoria projetos especiais. O EDUCALEAC, Programa que oferece aulas gratuitas para alunos que vão prestar o ENEM, foi classificado para a finalíssima ao lado de projetos do Piauí e Espírito Santo. Essa é a primeira vez em cinco anos de existência do prêmio, que a ALEAC se classifica para a disputa. O vencedor será anunciado na quinta feira,5. A escolha é feita por meio da análise de jurados, que definem 70% da nota e de votação dos participantes, com peso de 30%.