Rio Branco, AC, 11 de janeiro de 2025 17:06
img_0823-1.jpg

Última sexta-feira 13 do ano: conheça algumas curiosidades e superstições que cercam a data

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O calendário nos presenteia com a última sexta-feira 13 do ano, uma data que carrega consigo uma rica tradição de superstições e curiosidades. 

Conhecida mundialmente como um dia de má sorte, a sexta-feira 13 desperta tanto temor quanto fascínio, e muitos a associam a eventos negativos.

A origem do medo em relação a essa data remonta a antigas crenças. Uma das explicações mais populares está ligada à tradição cristã, que considera que treze pessoas estavam presentes na Última Ceia, onde Judas Iscariotes, o traidor, foi o décimo terceiro a sentar-se à mesa. Além disso, a sexta-feira é considerada um dia de azar em diversas culturas, e a combinação dos dois elementos intensificou a superstição.

Curiosamente, a aversão à sexta-feira 13 é tão forte que, em várias partes do mundo, edifícios e hotéis pulam o 13º andar, e muitos evitam marcar compromissos importantes nessa data. Em algumas culturas, o medo é tão arraigado que o termo “triskaidekaphobia” é utilizado para descrever a fobia ao número 13.

Por outro lado, nem todos têm uma visão negativa sobre a data. Em algumas culturas, a sexta-feira 13 é considerada um dia de sorte. Por exemplo, na Itália, o número 13 é visto como um símbolo de boa sorte, e muitos celebram a data com festividades e rituais.

Além das superstições, a sexta-feira 13 também se tornou uma referência pop na cultura contemporânea, com filmes e séries de terror que exploram o tema, como a famosa franquia “Sexta-Feira 13”, que se tornou um marco no gênero slasher.

Independentemente de como cada um encara essa data, a sexta-feira 13 continua a ser uma fonte de curiosidade e debate, unindo pessoas em torno de histórias e tradições que atravessam gerações.