Rio Branco, AC, 11 de janeiro de 2025 05:35
img_0887-1.jpg

Criatividade e renda: Casa Rosa Mulher aposta na força das mulheres

Facebook
X
WhatsApp
Threads

A Casa Rosa Mulher, espaço de acolhimento e fortalecimento feminino, está em plena atividade com a oferta de cursos gratuitos que têm transformado a vida de mulheres em Rio Branco. Por meio de parcerias estratégicas e investimentos em capacitação, a Prefeitura de Rio Branco fez do local, referência na promoção de autonomia e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Entre as iniciativas do mês de dezembro, destacaram-se o curso de biojoias, fruto de emenda da vereadora Lene Petecão, e o curso de customização de sandálias, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher). No total, foram quatro turmas de biojoias, com 30 alunas cada, que utilizam materiais naturais para criar acessórios únicos e sustentáveis, e uma turma de customização de sandálias, também com 30 alunas, que ensina técnicas criativas para transformar calçados em peças exclusivas.

Além disso, a Casa Rosa Mulher também celebrou na última segunda-feira (9), a certificação de 120 mulheres que concluíram o curso de Microempreendedora Individual, realizado em parceria com o Programa Mil Mulheres, do Instituto Federal do Acre (Ifac). As formandas receberam o certificado em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento.

“Estou buscando empreender. Fiz dois cursos aqui na Casa Rosa. O de microempreendedora e agora de biojoias. Então com certeza já dá pra pensar em começar um bom negócio com o conhecimento que adiquiri”, compartilhou Eliane Jialdi, aluna de empreendedorismo e biojoias.

Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da SASDH, ressaltou o impacto transformador que os cursos causam na vida das alunas.

“As mulheres que passam pela Casa Rosa Mulher saem com novas perspectivas de vida e ferramentas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. São mais de 200 mulheres formadas em pouco mais de um mês. Continuamos trabalhando todos os dias para no próximo ano ampliar essa oferta e dar total apoio a essas mulheres”, declarou.

O secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Wellington Chaves, destacou a importância de iniciativas como essas.

“Esses cursos são um exemplo claro de como a união de esforços pode gerar impacto social. Nosso compromisso é oferecer oportunidades que transformem a realidade dessas mulheres, e a Casa Rosa Mulher tem sido essencial nesse processo”, afirmou.

Com um olhar para o futuro, a Casa Rosa Mulher reafirma sua missão de acolher, inspirar e preparar as mulheres para serem independentes, fortalecendo o papel da unidade como um grande agente de mudança social na vida dessas mulheres. Texto e fotos Assecom Victor Lima- Prefeitura.