O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Secretaria de Estado da Casa Civil, informa que realizou contato oficial com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS), a respeito do estado de saúde do brasileiro Vinicius Lima Guimarães, vítima de acidente de trânsito na cidade de Mariano, no Paraguai, onde é estudante de medicina.
O Estado do Acre, atendendo ao pedido da família, solicitou ao Itamaraty um pedido de repatriação de Vinícius, além do acompanhamento consular no hospital em que ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Uma vez que, por se tratar de relação internacional, cabe à União prover a repatriação e realizar as tratativas entre os países a respeito da situação do paciente.
Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores informou que o Consulado-Geral do Brasil em Assunção está acompanhando o caso e já disponibilizou servidores públicos que estiveram no hospital prestando a assistência cabível a Vinicius e seus familiares, bem como acompanhando o caso com o médico responsável.
Um familiar de Vinícius foi recebido na sede do consulado na última sexta-feira, 20, e também realizou uma visita ao brasileiro internado na segunda-feira, 23.
O consulado mantém contato com o hospital e com os familiares sobre a evolução do caso. Em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não podem ser compartilhados detalhes sobre o estado de saúde do paciente.
Vale ressaltar, ainda, que cabe ao Ministério das Relações Exteriores a repatriação e remoção médica de cidadão brasileiro no exterior.
Diante do clamor da família, o Estado do Acre acompanha a solicitação e todos os trâmites burocráticos para o caso em andamento.
Por: Agência de Notícias do Acre.