O ano de 2025 marca o nascimento da Geração Beta, que incluirá os nascidos entre este ano e 2039. De acordo com o futurista Mark McCrindle, especialista em tendências geracionais, essa geração será formada principalmente pelos filhos dos integrantes mais jovens da Geração Y (Millennials) e dos mais velhos da Geração Z. Em 2035, os Betas representarão 16% da população mundial.
A Geração Beta crescerá em um mundo onde a inteligência artificial (IA) e a automação já estarão completamente integradas ao cotidiano. McCrindle prevê que essa geração será pioneira no uso de transporte autônomo em larga escala, tecnologias vestíveis voltadas para a saúde e ambientes virtuais imersivos, como parte natural do dia a dia.
“Os Betas terão sua educação, compras e interações sociais personalizadas por algoritmos de IA, moldando uma experiência que hoje ainda é difícil de imaginar. Essa será a geração da personalização extrema”, destaca McCrindle em um artigo publicado em seu blog.
Diferença entre as gerações Alpha e Beta
Enquanto a Geração Alpha (2010-2024) cresceu durante a ascensão da tecnologia inteligente e da IA, a Geração Beta já será inteiramente imersa nessa realidade. A tecnologia será um pilar fundamental na criação e formação dos novos indivíduos, com um impacto direto em sua educação, lazer e até mesmo nas relações sociais.
No entanto, pais pertencentes à Geração Z, mais experientes em lidar com os benefícios e malefícios do mundo digital, serão mais cautelosos com o uso da tecnologia por seus filhos. Segundo McCrindle, 36% dos pais da Geração Z priorizam limitar o tempo de tela dos filhos, em comparação com 30% dos Millennials.
“Os pais da Geração Z, mais familiarizados com os perigos do uso excessivo da tecnologia, estão rejeitando a ideia de uma exposição precoce e excessiva às redes sociais e outras plataformas digitais”, explica McCrindle.
Desafios e conscientização ambiental
Além de crescer em um ambiente tecnológico, a Geração Beta enfrentará desafios sociais e ambientais significativos, como mudanças climáticas e transformações demográficas. Essa nova geração será moldada por uma maior conscientização ecológica e adaptabilidade, valores que se tornarão essenciais em um mundo em constante transformação.
Com essa perspectiva, a Geração Beta surge como um marco de adaptação, inovação e responsabilidade, moldada tanto pela tecnologia quanto pelas complexidades do mundo moderno.