
IAPEN anuncia redução nas fugas no Acre, mas não detalha evasões ou números por município, deixando perguntas em aberto
As unidades prisionais do Acre registraram, em 2024, uma redução de 30% no número de fugas em comparação ao ano anterior, isso é o que afirma o Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), por meio da Agência de Notícias.
Foi divulgado que em2023, foram contabilizadas 36 fugas nas unidades prisionais de Rio Branco, Senador Guiomard, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Já em 2024, o número caiu para 25, concentradas em presídios de Rio Branco, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul.
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, reconheceu as fugas. “De fato são identificados episódios de fuga em algumas unidades prisionais. Mas, para melhorar o nosso sistema de segurança e ampliar o efetivo policial, o concurso do Iapen se encontra cumprindo o cronograma e já foi publicado o resultado da investigação criminal e social”, explicou. Além disso, o presidente destacou que os grupos operacionais da instituição trabalham diariamente no fortalecimento da segurança interna dos presídios.”, explicou o atual gestor.
Embora haja uma admissão de que houveram fugas, a gestão do IAPEN não explicou quantas fugas ocorreram por município citado, nem tampouco em quais circunstâncias aconteceram.
O Alerta Cidade deixa este espaço em aberto para eventuais esclarecimentos por parte dos envolvidos.