Em entrevista como Secretária Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, Flaviane Agustini Stedille, nora do senador Márcio Bittar, enfatizou neste sábado, 4, a importância de uma gestão técnica, estratégica e alinhada às necessidades da capital acreana. Com formação em engenharia de petróleo e com suposta experiência na administração pública, Flaviane afirmou que sua prioridade inicial será entender o trabalho já realizado pela equipe da pasta e alinhar as ações com os planos existentes.
“Meu primeiro passo será conversar com a equipe, compreender o que foi feito até agora e conhecer o planejamento estabelecido para este ano. A partir disso, quero formar uma equipe mais integrada, com ferramentas e instrumentos adequados, buscando maneiras de agregar ao trabalho já realizado”, destacou a nova secretária.
Flaviane também falou sobre sua trajetória na gestão pública e respondeu a questionamentos sobre sua indicação ao cargo. Apesar de reconhecer a influência política do senador Márcio Bittar (União Brasil), ressaltou que sua nomeação é resultado de sua experiência profissional.
Salário acima de R$ 28 mil
O prefeito de Rio Branco, Senastião Bocalom (PL), defendeu recentemente o reajuste salarial dos secretários municipais durante uma coletiva no último mês do ano passado, destacando a necessidade de valorizar a equipe que auxilia na gestão da capital acreana. Segundo o prefeito, os salários anteriormente pagos eram baixos em comparação com outras prefeituras, o que desvalorizava o trabalho desempenhado pelos secretários.
“Eu não estou na política para ganhar dinheiro. Se fosse para isso, estaria na iniciativa privada. Estou na política como um sacerdócio e quero que cada secretário também veja seu trabalho dessa forma. Antes, eles recebiam um salário mísero. O salário de secretário em Rio Branco era um dos menores do Estado, enquanto prefeituras muito menores que a nossa pagavam melhor. Quem esteve aqui até agora, trabalhou por dedicação, por cuidado com a cidade”, afirmou Bocalom.
O prefeito reforçou que o reajuste é uma forma de reconhecer o esforço e a responsabilidade dos secretários, que enfrentam desafios diários para atender às demandas da população. “Valorização é fundamental para garantir que essas pessoas sigam comprometidas e entreguem o melhor de si para Rio Branco”, concluiu.
O aumento salarial foi aprovado no Câmara Municipal de Rio Branco ainda em 2024, e deve ser sancionado pelo atual gestor de Rio Branco, em breve.