Na última quinta-feira, 09, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) deu continuidade à Operação Adsumus com uma ação de revista no sistema penitenciário de Cruzeiro do Sul. A operação foi conduzida pela Polícia Penal, com o apoio de coordenadores da unidade e de divisões especializadas, como a Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), Divisão de Serviço de Operações e Escolta (DSOE) e Divisão de Operações com Cães (DOC).
O objetivo da revista foi reforçar a segurança no ambiente prisional, buscando identificar e apreender possíveis materiais ilícitos, além de garantir a ordem dentro da unidade penal.
A operação também incluiu uma ação de fiscalização e orientação realizada na quarta-feira, 8, pela Divisão de Estabelecimento Penal de Monitoramento Eletrônico (DEPME), vinculada ao Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). Essa etapa buscou verificar o cumprimento das medidas de monitoramento eletrônico e orientar os monitorados sobre as condições impostas pela Justiça.
A Operação Adsumus reforça o compromisso do governo estadual com a segurança pública, a ordem nas unidades prisionais e o monitoramento de pessoas em cumprimento de penas alternativas. A ação é parte de uma série de medidas que visam garantir maior eficiência e segurança no sistema prisional acreano.