São Sebastião, celebrado nesta segunda-feira (20), é um dos santos mais venerados pelos acreanos, com uma história marcada por coragem, fé e entrega total a Jesus Cristo. Nascido em Narbona, na França, no século III, e criado em Milão, na Itália, Sebastião tornou-se oficial da Guarda Pretoriana durante o reinado do imperador Diocleciano, conhecido pela intensa perseguição aos cristãos.
Mesmo ocupando um cargo de destaque no exército romano, Sebastião permaneceu firme em sua fé cristã, ajudando perseguidos e incentivando a comunidade a não renunciar à sua crença. Descoberto e condenado, sofreu torturas e foi alvejado por flechas. Dados como morto, sobreviveu graças aos cuidados de Irene, uma cristã que tratou suas feridas. Após sua recuperação, voltou a testemunhar sua fé diante de Diocleciano, sendo novamente condenado, desta vez à morte por espancamento. Seu corpo foi jogado em um esgoto, mas resgatado por cristãos e sepultado nas catacumbas de Roma, local onde foi erguida uma basílica em sua homenagem.
A devoção a São Sebastião chegou ao Acre no início do século XX. A primeira celebração em sua honra em Rio Branco ocorreu em 20 de janeiro de 1911, na Capela de Nossa Senhora da Conceição, localizada às margens do Rio Acre, na Gameleira. Em 1920, foi inaugurada a Igreja de São Sebastião, no centro da cidade, que permaneceu ativa até os anos 1960. Posteriormente, na década de 1980, uma nova comunidade dedicada ao santo deu origem à atual Paróquia São Sebastião do Aviário.
Em 2025, a cidade celebra 114 anos de devoção ao mártir com o tema: “Com São Sebastião, defendemos a justiça e semeamos a paz” e o lema: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6). Desde o início de janeiro, a programação inclui missas, peregrinações da imagem do santo, tríduos, festas sociais e um grande arraial.
A programação do Dia de São Sebastião, celebrada nesta segunda-feira, 20 de janeiro, contará com diversas atividades. Às 9h, iniciou o período de confissões, seguidas por um almoço comunitário às 11h. Às 16h, ocorre a Santa Missa Solene, seguida de uma procissão. Durante todo o dia, os fiéis poderão aproveitar a quermesse, com venda de comidas típicas e bingos.
A igreja estará aberta para visitação e orações ao longo do dia, promovendo um ambiente de fé e comunhão.
No Acre, 20 de janeiro também é celebrado como o Dia Estadual do Católico, instituído pela Lei 3.137 de 2016, durante o governo de Tião Viana. A data foi escolhida em razão da forte devoção ao santo em várias cidades do estado, como Xapuri, Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima, além das diversas capelas e comunidades rurais e urbanas dedicadas a São Sebastião.