No final de 2023 o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), avançou na obra de recuperação do Calçadão do Novo Mercado Velho, área que está à margem esquerda do Rio Acre, compreendida entre as pontes Cel. Sebastião Dantas e Juscelino Kubitschek (Ponte Metálica), no Centro de Rio Branco.
De acordo com informações oficiais, a obra contou com a recuperação do calçamento afetado, em torno de 2 mil m². O investimento foi de aproximadamente R$ 300 mil, oriundos de recursos próprios do Estado. Um valor que se transformou um gasto, dada situação que o local se encontra no começo de 2025.
Ainda no final de 2024, menos de um ano após a reforma realizada pela SEOP, o local havia desbarrancado, tornando difícil a trafegabilidade dos pedestres na região, afetando diretamente a economia local.
O Alerta Cidade entrou em contato com um engenheiro que preferiu não se identificar, que deu algumas opções que poderiam ter sido utilizadas a fim de minimizar o impacto do desbarrancamento. As possibilidades eram a construção de muros de contenção, reforço com vegetação, drenagem adequada, estabilização de solo, redesenho de margem e monitoramento contínuo, com a instalação de sensores ou realizar inspeções regulares para identificar sinais de erosão ou instabilidade no solo, permitindo intervenções rápidas.
Um comerciante da região que preferiu não se identificar, desabafou ao dizer que se sente abandonado pelo governo do Acre. “Eu me sinto assim abandonado. A gente paga imposto. A gente se vira pra tá aqui, ganhando um trocado pra levar pra dentro de casa, pra fazerem uma obra mal feita dessa que no final a gente que tem que virar pra não ficar no prejuízo. Essa reforma que fizeram aqui, parece que colaram com cuspe. Meu negócio vai acabar fechando depois de tanto tempo. Eu tô arrasado.” Pontuou.
O Alerta Cidade fez contato com a comunicação da SEOP, que informou que o secretário Ítalo Lopes estava em reunião, e logo mais encaminharia uma resposta aos questionamentos feitos por nossa equipe de reportagens. Algo que não aconteceu até a veiculação desta matéria.
Deixamos este espaço em aberto para eventuais esclarecimentos por parte dos envolvidos.