Rio Branco recebeu na manhã desta terça-feira, 21, a visita da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Recepcionada pelo governador do Acre, Gladson Cameli, pela vice-governadora Mailza Assis e pela secretária de Estado da Mulher, Márdhia El Shawwa, a ministra trouxe à pauta a necessidade urgente de fortalecer as políticas públicas que promovam proteção, autonomia e inclusão das mulheres acreanas numa união entre todos os poderes e esferas públicas.Em encontro realizado no Palácio Rio Branco, Cida Gonçalves destacou o compromisso do governo federal em apoiar iniciativas estaduais.
Em encontro realizado no Palácio Rio Branco, Cida Gonçalves destacou o compromisso do governo federal em apoiar iniciativas estaduais que busquem reduzir as desigualdades de gênero e combater a violência contra as mulheres. “O Acre tem demonstrado um compromisso exemplar com a inclusão das mulheres em espaços de poder e políticas públicas. Essa parceria entre estados e municípios é essencial para avançarmos juntos”, enfatizou.
O governador Gladson Cameli destacou: “Receber a ministra Cida Gonçalves no Acre reforça nosso compromisso com as políticas públicas para as mulheres. Nosso estado tem liderado avanços importantes, como a inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Cruzeiro do Sul, e seguimos determinados a superar os desafios, com a união entre governo estadual e federal. A presença dela aqui demonstra respeito pela nossa população e a força do diálogo em favor das mulheres acreanas”.Governador Gladson Cameli destacou que receber ministra reforça compromisso com políticas públicas para mulheres.
Dados que refletem a força da mulher acreana
Com uma população em que as mulheres representam 50% dos 830 mil habitantes, o Acre desponta como um estado que avança na inclusão feminina em posições de liderança. Atualmente, 33% das secretarias e autarquias estaduais são comandadas por mulheres, posicionando o estado em 9º lugar no ranking nacional de mulheres em cargos de liderança, de acordo com o Comitê Gestor de Políticas Públicas.
A vice-governadora Mailza Assis, uma das líderes mais influentes do governo, reafirmou que o Acre está comprometido em ser um estado de oportunidades iguais para todas as mulheres. “O papel da mulher na sociedade está sendo reconhecido e valorizado. Nosso desafio é ampliar as políticas de proteção e inclusão para todas as mulheres, especialmente as que vivem em áreas mais vulneráveis”, declarou Mailza.Vice-governadora Mailza Assis reafirmou que Acre está comprometido em oferecer oportunidades para mulheres.
Ministra destaca avanços e parcerias em prol do Acre
Durante sua primeira visita oficial ao Acre, a ministra reforçou o compromisso do governo federal com a implementação de políticas públicas voltadas à proteção e autonomia das mulheres. A agenda, que incluiu encontros em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, consolidou parcerias estratégicas e destacou os avanços e desafios na luta pela igualdade de gênero.
“Estamos aqui para fortalecer as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e avançar em iniciativas que promovam igualdade salarial, qualificação profissional e empreendedorismo feminino. A entrega do Centro de Referência da Mulher em Cruzeiro do Sul amanhã é um marco, mas nosso objetivo é expandir o alcance dessas políticas para todas as mulheres, inclusive aquelas em áreas rurais, indígenas e ribeirinhas”, afirmou.
A ministra destacou ainda que a Casa da Mulher Brasileira, em fase de instalação em Rio Branco, será um espaço integrado com serviços essenciais, como delegacia especializada, juizado, promotoria, defensoria e suporte psicossocial. “Essa estrutura conjunta simboliza o compromisso das três esferas de governo em garantir acolhimento, proteção e autonomia às mulheres que enfrentam situações de violência”, observou.Ministra também abordou papel estratégico das mulheres na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.
A ministra também abordou o papel estratégico das mulheres na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável. “No Acre, um estado que desempenha um papel fundamental na agenda climática, as mulheres são protagonistas na agricultura familiar, na ciência e em práticas de conservação ambiental. Queremos garantir que essas mulheres tenham acesso a oportunidades econômicas e sociais que reconheçam e valorizem seu papel”, declarou.
Por fim, Cida Gonçalves enfatizou a urgência de apresentar resultados concretos nos próximos anos: “O presidente Lula deixou claro que precisamos entregar soluções para a população. Nossa missão é garantir que as mulheres colham os frutos dessas políticas, com acesso a direitos, emprego e dignidade”.
Já na quarta-feira, 22, a ministra estará em Cruzeiro do Sul para inaugurar o Centro de Referência da Mulher Brasileira, um espaço dedicado ao acolhimento, proteção e orientação das mulheres vítimas de violência. A nova unidade, localizada na Rua Formoso, será um ponto estratégico para ampliar a rede de atendimento no interior do estado.
Gladson Cameli reforçou a importância de descentralizar as políticas públicas, levando recursos e serviços a todas as regiões. “Esse Centro de Referência é uma vitória para as mulheres do Vale do Juruá. Nosso governo está comprometido em oferecer mais segurança, dignidade e oportunidades para todas as mulheres do Acre”, disse o governador.
Acre faz a diferença
Nos últimos anos, o Acre alcançou uma redução de 43% nos casos de feminicídio, fruto do fortalecimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Rio Branco e da inauguração de uma unidade em Cruzeiro do Sul. Além disso, programas como o Impacta Mulher, que oferece cursos profissionalizantes, e iniciativas de conscientização como a cartilha Sou Travesti, Existo! têm ajudado a construir um estado mais inclusivo.Nos últimos anos, Acre alcançou uma redução de 43% nos casos de feminicídio.
Outros avanços incluem a tradução da Lei Maria da Penha para as línguas indígenas Manchineri e Huni Kuin, ações voltadas para mulheres negras e LGBTs e a certificação de Zona Segura, que estimula estabelecimentos de lazer a adotarem medidas de proteção contra a violência.
União de esforços
Para a secretária Márdhia El Shawwa, a colaboração entre os poderes estaduais, municipais e federais é o que torna possível a implementação de políticas efetivas. “Estamos enfrentando um desafio complexo, mas, com união e compromisso, conseguimos fortalecer uma rede de proteção robusta para as mulheres acreanas”, destacou.
Durante a visita, a ministra também ressaltou a importância da participação da sociedade civil. Encontros com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC) foram fundamentais para ouvir demandas locais e planejar ações específicas para cada região do estado.Durante visita, ministra ressaltou importância da união de poderes e da participação da sociedade civil.
Ao fim da agenda, Cameli reafirmou que o Estado continuará sendo um exemplo na luta pela igualdade de gênero. “O Acre está construindo uma história de respeito e valorização das mulheres. Essa é uma prioridade do meu governo e será um legado para as próximas gerações”, declarou o governador. Fonte: Secom Samuel Bryan. Foto: Diego Gurgel/Secom.