O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, anunciou na tarde desta quinta-feira, 23, durante uma coletiva de imprensa o Decreto de Emergência em Saúde Pública, com duração inicial de 90 dias, que poderá ser prorrogado por mais 90 dias, em razão do aumento significativo dos casos de arboviroses na capital acreana.
Durante a coletiva de imprensa, Bocalom destacou que a dengue é a principal preocupação, mas ressaltou que outras doenças transmitidas por mosquitos, como chikungunya e zika vírus, também receberão atenção especial das autoridades de saúde.
Com o decreto, a prefeitura se compromete a intensificar as ações de prevenção e controle, incluindo campanhas de conscientização, mutirões de limpeza para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, e a mobilização de equipes de saúde para atendimento e orientação à população. O prefeito também ressaltou a importância da colaboração da comunidade, pedindo que os cidadãos se unam no combate aos focos do mosquito e mantenham seus ambientes limpos.