Rio Branco, AC, 12 de abril de 2025 08:38
img_0682-1.jpg

Prefeitura de Rio Branco oferece abrigo para animais de famílias afetadas pelas enchentes no Parque de Exposições

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Com o Rio Acre ultrapassando a cota de alerta e atingindo 13,79 metros neste domingo (9), a Prefeitura de Rio Branco adotou medidas para garantir o bem-estar dos animais de estimação das famílias atingidas pela enchente. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), iniciou a construção de baias no Parque de Exposições para acolher os bichos de estimação.  

Segundo o coordenador do DCZ, Dr. Herbert Teixeira, serão montadas entre 250 e 280 baias, tanto individuais quanto coletivas, para acomodar os animais de forma segura e adequada.  

“Começamos hoje a construir as baias, que vão abrigar os animais das famílias desabrigadas pela alagação. Aqui, os animais vão ficar sob a guarda do departamento de controle de zoonoses, assistidos 24 horas pelos agentes e médicos veterinários, garantindo a saúde deles, a manutenção da dieta e a questão hídrica também”, explicou.

O espaço preparado para os animais contará com monitoramento constante, alimentação e cuidados veterinários, assegurando que eles passem por esse período da forma mais tranquila possível. A iniciativa busca minimizar os impactos da enchente tanto para as famílias quanto para seus companheiros de quatro patas, garantindo que não fiquem desamparados durante a crise.