A cheia do Rio Acre continua afetando a capital acreana, deixando milhares de pessoas desalojadas e em situação de emergência. De acordo com o boletim parcial divulgado neste sábado (15), pela Defesa Civil de Rio Branco, 4.100 famílias foram atingidas pelas enchentes, tanto na área urbana quanto na zona rural.
Atualmente, dois abrigos estão ativos na cidade, acolhendo 69 famílias, totalizando 208 pessoas. No entanto, a estimativa é de que 189 famílias estejam desalojadas, representando 652 pessoas que tiveram que buscar refúgio em casas de parentes ou amigos.
Na zona rural, a situação também é crítica. Pelo menos 15 comunidades foram afetadas, com 930 famílias atingidas, impactando diretamente 3.720 pessoas. Ao todo, 41 bairros de Rio Branco registram transtornos devido à enchente.
Os dados da Defesa Civil também apontam que o nível do Rio Acre continua subindo. Na última medição registrada neste sábado (14), o rio estava em 15,64 metros às 6h da manhã e chegou a 15,71 metros às 9h. A cota de transbordamento na capital é de 14 metros.