Rio Branco, AC, 19 de abril de 2025 07:46
img_0088-1.jpg

Gêmeas acreanas são aprovadas juntas em medicina na UFAC e UFAM

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Passar no vestibular de Medicina já é um grande feito, mas para uma família acreana, a conquista veio em dose dupla. As irmãs gêmeas Rayana Mayra e Rayane Maysa foram aprovadas simultaneamente em um dos cursos mais concorridos do país, tanto na Universidade Federal do Acre (UFAC) quanto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A trajetória das gêmeas foi marcada por muito esforço, disciplina e uma rotina intensa de estudos. Segundo Rayana, o dia começava cedo, às 7h30, com aulas no cursinho, e se estendia até o fim da tarde. À noite, o foco era revisar conteúdos e corrigir os erros. “A rotina era cansativa, nem sempre dava para dar 100%, mas sempre mantivemos constância e disciplina. Não cronometrava o tempo de estudo, apenas estudava o que tinha para estudar e sentava na cadeira para fazer tudo”, contou Rayana a um portal de notícias local.

A emoção da aprovação foi ainda maior pelo fato de terem conquistado juntas essa grande realização. Com notas impressionantes — Rayane alcançou 720 pontos e Rayana, 718 — ambas garantiram suas vagas nas universidades.

Apesar da crença popular sobre uma “ligação especial” entre gêmeos, Rayana explica que o sucesso foi resultado de parceria, apoio mútuo e dedicação. “A gente sempre fez tudo juntas, estudamos a mesma quantidade de horas. Quando chegávamos em casa, sempre conversávamos sobre dúvidas, aulas e novos métodos de estudo. Nós vivemos as mesmas coisas, e o meu sonho era passar junto com ela. Não tem uma conexão de gêmeos, mas temos uma parceria de irmãs, cuidamos uma da outra, sempre”, afirmou a futura médica.

A história de Rayana e Rayane é uma inspiração para muitos estudantes que sonham em ingressar no ensino superior. Agora, as irmãs iniciam uma nova jornada, lado a lado, rumo à realização do sonho de se tornarem médicas.