Durante a sessão desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Zé Lopes (Republicanos) trouxe à pauta um problema recorrente que tem afetado milhares de famílias na capital acreana: a alagação em 41 bairros e o agravante da crise no abastecimento de água.
Segundo o parlamentar, a situação não é nova. “Essa alagação aconteceu quatro vezes nos últimos cinco anos. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, nós tivemos um nível de alagação 40 vezes nos últimos 50 anos. ”, destacou.
Além do problema das enchentes, Zé Lopes também criticou a falta de ação na resolução das falhas na captação e distribuição de água em Rio Branco. “No ano passado o governo federal liberou 17 milhões de reais para resolver a situação da captação aqui em Rio Branco. E até hojenão havia sido feito quase nada. Foram realmente tomar uma atitude com relação a isso, quando a cidade ficou com todos os bairros, mais de 200 bairros sem água”, relatou.
Para o vereador, a solução não está em medidas paliativas, mas sim em um projeto estruturante que envolva captação, tratamento e distribuição de água. “É um grande projeto estruturante que envolve investimentos bilionários que se a Prefeitura e o Governo do Estado não tem como fazer, vamos aceitar as concessões que aí estão presentes. ”, explicou.