Rio Branco, AC, 7 de julho de 2025 06:07
img_6121-1.jpg

Procuradora Patrícia Rêgo recebe diploma Bertha Lutz em reconhecimento à defesa dos direitos das mulheres

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Por George Naylor

A procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Patrícia de Amorim Rêgo, será uma das 19 personalidades homenageadas com o Diploma Bertha Lutz, uma das mais importantes honrarias concedidas nacionalmente. 

A premiação acontece nesta quinta-feira , 27, em reconhecimento à sua atuação na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de gênero no Brasil.

A indicação foi feita pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e aprovada pelos demais senadores. Patrícia Rêgo destacou que o reconhecimento ultrapassa sua trajetória pessoal, refletindo um esforço coletivo realizado pelo MPAC na proteção de mulheres e outros grupos vulneráveis.

“Minha indicação pelo senador Sérgio Petecão, aprovada pelos demais senadores, é recebida com muita alegria, mas também com humildade, pois reconheço que essa honraria não é apenas minha, mas da minha instituição, o Ministério Público do Acre, onde presto meu serviço à sociedade. Esse reconhecimento também pertence à minha equipe e a todos os profissionais que já atuaram e que seguem trabalhando em prol da defesa dos direitos das mulheres e de grupos mais vulneráveis”, afirmou a procuradora.

Trajetória de luta e iniciativas pioneiras

O senador Sérgio Petecão, ao justificar a homenagem, destacou a relevante atuação da procuradora em iniciativas voltadas para a proteção das mulheres, como a criação do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e do Feminicidômetro, ferramenta que monitora casos de feminicídio no estado do Acre.

O Diploma Bertha Lutz é concedido anualmente pelo Senado a personalidades que se destacam na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. A premiação leva o nome da advogada e bióloga Bertha Lutz, uma das principais líderes do movimento feminista no país e responsável por importantes avanços na conquista dos direitos políticos das mulheres, como o direito ao voto.