A acreana Ana Paula Moreira da Silva foi a única representante do estado aprovada na primeira etapa do Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de auditor-fiscal do Trabalho. Na última segunda-feira (31), ela participou da aula inaugural do curso de formação, realizada em Brasília, e foi homenageada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que a chamou ao palco para saudá-la em nome de todos os candidatos.
“Minha expectativa é a melhor possível. Estou, inclusive, buscando colegas que queiram ir para o Acre comigo para fortalecer as políticas do trabalho”, afirmou Ana Paula, destacando seu compromisso com a valorização das relações laborais no estado.
A cerimônia contou com a presença do ministro Luiz Marinho, que parabenizou os 900 candidatos aprovados e destacou a importância da fiscalização do trabalho para garantir condições dignas aos trabalhadores brasileiros. Ele ressaltou que a recomposição do quadro de auditores-fiscais, após 13 anos sem novas contratações, é uma decisão estratégica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Nosso compromisso é retomar as políticas públicas de proteção ao trabalho e fiscalização das condições laborais. Precisamos cuidar melhor das relações de trabalho, da qualidade do emprego, da inclusão de pessoas com deficiência no mercado, dos aprendizes e eliminar o trabalho escravo e infantil”, afirmou o ministro.
O secretário de Inspeção do Trabalho do MTE, Luiz Felipe Brandão de Melo, reforçou o impacto positivo da chegada dos novos profissionais para fortalecer a política de trabalho decente no país.
“A fiscalização impacta diretamente a vida dos trabalhadores, e os novos auditores terão um papel fundamental na promoção de direitos e transformação social”, afirmou.
Para o Acre, a presença de Ana Paula Moreira representa um avanço na luta pela garantia dos direitos trabalhistas e fortalecimento da fiscalização no estado. Agora, ela se prepara para a próxima etapa do curso de formação, com a missão de levar mais proteção e dignidade ao trabalhador acreano.