Rio Branco, AC, 16 de abril de 2025 06:47
img_0913-1.jpg

DERACRE avança em parceria com a União para modernizar aeroportos de Tarauacá e Marechal Thaumaturgo

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), participou nesta sexta-feira, 4, de uma reunião com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, para tratar sobre a adesão ao Programa de Modernização de Aeroportos Regionais, conhecido como AmpliAR.

Durante o encontro virtual, a presidente do Deracre, Sula Ximenes, acompanhada pelo diretor de Portos e Aeroportos, Sócrates Guimarães, e pela engenheira Thaís Cabral, discutiu o processo de formalização da transferência da gestão dos aeródromos de Tarauacá e Marechal Thaumaturgo para o programa federal.

“Estamos trabalhando, seguindo determinação do governador Gladson Cameli, para garantir que os aeródromos de Tarauacá e Marechal Thaumaturgo recebam investimentos estruturantes. Essa parceria com o governo federal é essencial para melhorar a conectividade aérea e oferecer mais segurança e qualidade de vida para a população do interior do Acre”, afirmou Sula Ximenes.

O Programa AmpliAR tem como objetivo principal a modernização da infraestrutura dos aeroportos regionais, promovendo maior integração com a malha aérea nacional e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de regiões mais isoladas do país. A proposta é permitir que concessionárias assumam a administração dos aeródromos por meio de processos simplificados, com direito a contrapartidas como redução de outorgas e extensão de prazos contratuais.

Nesta primeira fase, o AmpliAR prioriza 50 aeródromos localizados na Amazônia Legal e no Nordeste, regiões que enfrentam os maiores desafios de infraestrutura aeroportuária. Com a adesão ao programa, o Acre dá um passo importante na melhoria da logística aérea e no fortalecimento da integração regional.