Rio Branco, AC, 19 de abril de 2025 20:59
b6041d16-d007-4549-adfd-f7ac13c16148-1.jpg

Pelo menos quatro disparos teriam atingido vigilante morto dentro de escola após tentativa de assalto

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Na manhã desta segunda-feira (07), um vigilante foi assassinado dentro da Escola Estadual Maria Raimundo Balbino, localizada na rua Tião Natureza, no bairro Palheiral, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Segundo informações repassadas pela polícia, por volta das 5h40, dois suspeitos invadiram a escola e tentaram render o vigilante para roubar sua arma. Imagens do circuito interno de segurança, já em posse da polícia, mostram o trabalhador reagindo à tentativa de assalto. Houve uma intensa troca de tiros dentro da unidade de ensino.

Imagem/ Alerta Cidade

O vigilante, identificado como Raimundo de Assis de Souza Filho, de 52 anos, foi atingido por quatro disparos, sendo um no pescoço e três nas costas. Apesar de usar colete à prova de balas, os projéteis atravessaram a capa de proteção, mas não a placa balística, segundo informou o perito criminal Heverton Nascimento.

Durante a troca de tiros, um dos suspeitos foi baleado pelo vigilante. Ele foi identificado como Leandro Mendes dos Santos e foi atingido no pescoço. O segundo suspeito conseguiu fugir. A polícia investiga se uma motocicleta Honda Titan, encontrada abandonada a poucos metros do local, foi utilizada na ação criminosa.

Mesmo ferido, Leandro ainda tentou fugir, mas caiu no pátio da escola. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou duas ambulâncias. No local, os socorristas constataram a morte do vigilante. Leandro foi estabilizado e levado em estado grave ao Pronto-Socorro.

Imagem/ Alerta Cidade

“Realizamos todos os procedimentos no local, a vítima foi ferida por um único disparo de arma de fogo que atingiu seu pescoço apenas com orifício de entrada, conseguimos estabiliza-lo e encaminha-lo para o setor de traumatologia do PS para as devidas condutas da equipe médica plantonista”, relatou a médica do Samu Dra. Débora Gama.

A Polícia Militar foi acionada e várias guarnições do 1º Batalhão se deslocaram até a escola. O perímetro foi isolado para preservação da cena do crime, enquanto buscas foram iniciadas para localizar o segundo suspeito.

O irmão de Leandro, Edvilson Mendes, foi detido em frente à escola e conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para prestar esclarecimentos. Ele é suspeito de tentar resgatar o irmão ferido. A polícia investiga se Edvilson teve participação direta no crime.

Policiais Civis da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram na escola e coletaram informações para a elaboração do relatório, que será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela investigação.

De acordo com o perito criminal Heverton Nascimento, três cápsulas de pistola calibre .40 foram recolhidas na cena do crime. A arma, de grosso calibre, é de uso exclusivo das forças de segurança.

Amigos e familiares de Raimundo de Assis estão profundamente abalados com a tragédia. Pai de cinco filhos, o vigilante era bastante admirado por colegas de profissão.