Um grupo de empresários do Acre se reuniu na manhã desta terça-feira (8), com o senador Alan Rick, em Brasília, para denunciar uma situação que vem preocupando lojistas locais. Segundo os empresários Jefferson Ferreira e Aromar Moraes, representantes de mais de 100 lojistas, estão tendo apreensão de mercadorias pela Receita Federal de Rondônia dentro do território acreano, sem emissão de autos de infração e sem a devida fundamentação legal.
“Nós estamos tendo mercadorias todas legalizadas, com nota fiscal, tudo certinho.
Infelizmente, estão sendo apreendidas pela Receita Federal de Rondônia. E a gente não entende porque nós temos uma superintendência no Acre e infelizmente, a superintendência de Rondônia vem fazendo essas apreensões. E como a gente não está tendo nem sequer os autos de infrações, a gente não tem nem a capacidade de se defender e tentar recuperar essas cargas e entender”, disse o empresário.
Os lojistas afirmam que as apreensões estariam sendo realizadas por servidores da Receita Federal de Rondônia, mesmo havendo uma superintendência do órgão no próprio Acre.
Diante da situação, os empresários buscaram apoio do senador Alan Rick e do deputado federal Roberto Duarte. Ambos se comprometeram a intermediar uma reunião com a Secretaria Nacional da Receita Federal ainda nesta terça-feira, em Brasília, para tentar esclarecer os procedimentos adotados e buscar uma solução definitiva para o problema.
“Aqui fica o nosso grito de socorro, em nome de todos os lojistas lá do Shopping Aquiri e dos centros remanescentes ali próximo ao shopping. Porque vamos dizer assim, se a gente que está enfrentando isso daí, outros empresários de maior escalão, com certeza deve estar passando pelo mesmo”, disse o empresário Aromar Moraes.