O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre (DCE/UFAC) divulgou na última quinta-feira (10), uma nota pública repudiando as declarações feitas por uma estudante do curso de Medicina da instituição. O conteúdo ofensivo que chamava Acreanos de “povo seboso” que circula nas redes sociais, gerou indignação entre estudantes, professores e a comunidade acreana em geral.
Na nota, o DCE classificou as falas como “carregadas de preconceito, desinformação e desprezo pela cultura acreana”. O DCE reafirmou o compromisso da UFAC com a diversidade, pluralidade e a construção coletiva do conhecimento. Na manifestação, a entidade exigiu que a universidade tome as medidas institucionais cabíveis e que o caso seja acompanhado pelas instâncias legais competentes.
“Xenofobia é crime, fere a dignidade das pessoas e perpetua desigualdades históricas que o movimento estudantil combate há décadas. Ao zombar da população acreana, a autora da publicação não apenas atinge a honra dos estudantes e moradores do estado, como tambem ignora o papel social e humano que a formação em saúde exige”, diz trecho da nota.