Relançado em agosto de 2023 pelo Governo Federal, o Programa Luz para Todos tem direcionado esforços significativos para garantir que comunidades indígenas também sejam incluídas nesse processo, respeitando suas culturas e modos de vida.
No Acre, os resultados são expressivos: até março de 2025, o programa já levou energia elétrica a 95 comunidades indígenas, beneficiando diretamente 4.656 pessoas. Com isso, o estado se destaca como o terceiro no país em número de indígenas atendidos, ficando atrás apenas de Mato Grosso (8.800 beneficiários) e Roraima (7.460).
“É a maior política de combate à pobreza energética já criada pelo presidente Lula. O Luz para Todos leva energia limpa e renovável e promove resultados diretos na vida das pessoas. Levar energia às comunidades indígenas é mais do que conectar casas: é conectar direitos, garantir dignidade e promover cidadania ao povo brasileiro”, disse Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia
Desde a retomada do programa até o início de 2025, mais de 7.245 unidades consumidoras foram instaladas em terras indígenas, beneficiando cerca de 30 mil pessoas em oito estados brasileiros. O programa não apenas melhora a qualidade de vida dos povos tradicionais, como também facilita o acesso à educação, saúde, segurança e desenvolvimento sustentável.
Foto: Tauan Alencar/MME