A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei de autoria do vereador Bruno Moraes (PP), que reconhece os esportes equestres como prática esportiva e manifestação cultural no município, além de instituir o Circuito Municipal de Esportes Equestres.
A nova lei inclui práticas como vaquejada, prova de laço, montaria, cavalgada, tambor, baliza, apartação e a tradicional armadinha, entre outras modalidades que envolvem a relação entre cavaleiro e cavalo como atividades esportivas, culturais e comunitárias.
“Esse projeto é uma forma de valorizar o homem do campo, os piões, a agropecuária e todo um setor que pulsa tradição, movimenta a economia e fortalece a cultura popular do nosso estado”, destacou o parlamentar.
Além de reconhecer a legitimidade das práticas equestres, o projeto cria o Circuito Municipal de Esportes Equestres, estabelecendo oportunidades para que eventos dessa natureza recebam apoio, tenham calendário oficial e possam impulsionar setores como hotelaria, alimentação, turismo rural, comércio agropecuário e economia criativa.
“A cidade precisa reconhecer quem a construiu. E o campo faz parte disso. Esse circuito será uma vitrine das nossas tradições, mas também um motor de desenvolvimento para o interior e para a capital”, afirmou Bruno Moraes.
Com a aprovação em plenário, o projeto segue agora para sanção do prefeito. A expectativa é que, com o Circuito regulamentado, Rio Branco se torne referência na promoção e valorização dos esportes equestres.