Rio Branco, AC, 27 de abril de 2025 12:43
img_3408.jpg

Golpistas aproveitam Operação Sem Desconto para aplicar novos golpes em aposentados do INSS

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Golpistas estão se aproveitando da repercussão da Operação Sem Desconto, deflagrada na última quarta-feira (23), para aplicar novos golpes em aposentados e pensionistas do INSS. De acordo com alerta divulgado nesta sexta-feira (25), pelo 

Ministério da Previdência Social, criminosos têm enviado mensagens por e-mail, aplicativos e outros meios, prometendo o ressarcimento de valores indevidamente descontados, com o objetivo de enganar os segurados.

A pasta alerta que não há necessidade de acessar qualquer link enviado por meios digitais para solicitar devolução de valores. 

Segundo relatos recebidos pelo ministério, os golpistas se apresentam como intermediários, oferecendo agilizar o recebimento dos valores retroativos dos descontos não autorizados, prática que tem preocupado autoridades.  

O governo informou que os valores descontados indevidamente no mês de abril serão retidos e devolvidos automaticamente na folha de pagamento referente a maio, cujo pagamento ocorrerá entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Já os valores anteriores a abril serão analisados por um grupo da Advocacia-Geral da União (AGU), que estudará a forma mais adequada para efetuar a devolução. O ministério reforça que não é necessário ir até uma agência do INSS nem solicitar o cancelamento dos descontos, já que eles foram suspensos de forma automática.

Com informações da Agência Brasil.