Rio Branco, AC, 12 de maio de 2025 08:11
img_7057-1.jpg

Apagão na Europa: Moradores falam sobre caos, filas e medo 

Facebook
X
WhatsApp
Threads

A REN, Redes Energéticas Nacionais, operadora elétrica de Portugal, declarou que o apagão ocorreu no país por conta de uma falha na rede espanhola. Essa falha teria ocorrido por conta de um fenômeno atmosférico raro chamado “vibração atmosférica induzida”.

“Devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV)”, informou a REN. A operadora espanhola ainda não se pronunciou sobre a declaração da REN, segundo a CNN.

Apesar da declaração, em uma atualização recente da SIC Notícias, de Portugal, a REN disse que não é possível ainda saber qual é a causa exata do apagão.

Fenômeno atmosférico raro chamado “vibração atmosférica induzida” teria causado apagão na Europa, diz operadora elétrica de Portugal.

A restauração completa da rede elétrica do país pode levar até uma semana, segundo a operadora. No entanto, o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que o problema seja resolvido ainda nesta segunda.

De acordo com o ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, o problema também afetou partes da Alemanha, França e Marrocos.

O que mais você precisa saber?

  • Apagão geral afeta países da Europa;
  • Portugal e Espanha são os mais afetados;
  • Transportes e comunicações estão fora do ar;
  • Energia pode demorar de seis a dez horas para voltar em países afetados.

Autoridades negam ciberataque

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) informou que não foram identificados indícios que apontem para ciberataque na falha da rede elétrica.