Na última segunda-feira (28), a cidade de Rio Branco registrou uma quantidade surpreendente de chuva: 99,2 milímetros. Esse volume equivale a mais de 50% do esperado para todo o mês de abril, segundo dados da Defesa Civil de Rio Branco. O órgão informou ainda que abril de 2025 tem sido o mês mais chuvoso dos últimos cinco anos na capital.
Com o ritmo atual, há grandes chances de abril fechar como o mês mais chuvoso dos últimos anos, uma anomalia meteorológica que tem sido observada com preocupação.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Claúdio Falcão, a situação é atribuído ao enfraquecimento do Laninha, que é um fenômeno metereológico responsável por influenciar o volume de precipitações em diversas regiões, incluindo a Amazônia. Os impactos dessa chuva intensa foram sentidos de forma direta na capital acreana, com alagamentos em várias ruas e pontos críticos da cidade.
“Nós podemos fechar o mês sendo esse mês mais chuvoso de todos os últimos anos. Então, essa é uma anomalia que está acontecendo devido ao enfraquecimento do Laninha, que é um fenômeno meteorológico”, disse Falcão.
Equipes da Defesa Civil estão realizando vistorias em todos os bairros e igarapés da cidade para avaliar os danos e auxiliar os moradores. O órgão também tem fornecido material de limpeza para amenizar os prejuízos causados pelas chuvas.