Rio Branco, AC, 10 de maio de 2025 00:16
img_4013.jpg

Mais Médicos abre novo edital com mais de 3 mil vagas em todo o país; veja os requisitos

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O Governo Federal lançou um novo edital do Programa Mais Médicos, com o objetivo de ampliar o acesso da população à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). São 3.174 vagas disponíveis para inscrições abertas a partir desta segunda-feira (5 de maio), distribuídas entre as 27 Unidades da Federação.

Do total, 3.066 vagas serão direcionadas a 1.620 municípios e 108 vagas atenderão 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), fortalecendo a assistência médica em áreas remotas e socialmente vulneráveis. Os interessados têm até o dia 8 de maio para realizar a inscrição.

Segundo o Ministério da Saúde, a oferta considera dados da Demografia Médica 2025, divulgada no último dia 30 de abril, que mostra a distribuição desigual de profissionais no país. A prioridade do programa continua sendo as regiões com menor número de médicos e maior vulnerabilidade social. Das vagas oferecidas, 75,1% são para municípios de pequeno porte, 11,1% para médios e 13,8% para grandes municípios, todos com características de vulnerabilidade.

Os médicos selecionados atuarão nas equipes de Saúde da Família, modelo que oferece acompanhamento contínuo da população, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças. Os atendimentos são registrados no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), permitindo a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde, como consultas especializadas e exames.

As vagas estão distribuídas entre três perfis de profissionais: Médicos brasileiros formados no Brasil e com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM); Médicos brasileiros formados no exterior; Médicos estrangeiros habilitados.

Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) — um treinamento específico voltado para atuação em situações de urgência, emergência e nas doenças mais prevalentes nas regiões atendidas.

O Mais Médicos atende atualmente mais de 63 milhões de brasileiros. A meta do programa é atingir 28 mil profissionais em atividade. Até o momento, cerca de 24,9 mil médicos atuam em 4,2 mil municípios, o que representa 77% do território nacional. Desses, 1,7 mil municípios possuem altos índices de vulnerabilidade social.

Em dezembro de 2024, o programa alcançou um marco histórico com 601 médicos atuando em Distritos Sanitários Especiais Indígenas, o maior número já registrado.

Além das novas vagas, o Ministério da Saúde instituiu em março o cadastro reserva, possibilitando que 2.450 municípios e oito DSEIs com vagas já preenchidas possam solicitar novos profissionais com mais agilidade, conforme a demanda surgir.