Rio Branco, AC, 10 de maio de 2025 02:44
img_2503-1.jpg

Governo inicia processo de licitação para primeira fase das obras do Arco Metropolitano de Rio Branco

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O governo do Acre deu início, nesta segunda-feira (5), ao processo de seleção da empresa responsável pela execução da primeira etapa das obras do Arco Metropolitano de Rio Branco. A iniciativa é conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e integra o Programa de Infraestrutura e Saneamento do Estado do Acre (Proisa), financiado com recursos de operação de crédito externo junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

A primeira fase do projeto contempla três trechos distintos:

Lote 1: do entroncamento da Estrada do Quixadá até a Rodovia Estadual AC-010, com 4.142 metros de extensão; Lote 2: entre a ponte sobre o Rio Acre e o entroncamento com a Estrada do Quixadá, com 6.273 metros; Lote 4: entre a BR-364 (Subestação de Rio Branco) e a ponte sobre o Rio Acre, totalizando 6.167 metros.

De acordo com o governador Gladson Cameli, esta é mais uma etapa do compromisso de entregar as obras que vêm sendo planejadas desde o início da gestão. “Como eu tenho dito, esse é o ano do executar. Temos trabalhado desde o início da nossa gestão para entregar à população todas as obras que iniciamos. Nosso objetivo é sempre garantir a presença do Estado Democrático de Direito próxima aos acreanos e acreanas, cumprindo o que consta na nossa Constituição”, declarou.

O Arco Metropolitano tem como principal objetivo melhorar a mobilidade urbana em Rio Branco, desafogando o trânsito nas vias mais movimentadas e garantindo melhores condições de tráfego para quem circula pela capital.

A contratação da empresa responsável será feita por meio da Licitação Pública Internacional (LPI) nº 01/2025, na modalidade Concorrência Eletrônica nº 90036/2025 – CEC 01 – DERACRE/FONPLATA. O edital está disponível desde 30 de abril nos portais www.licitacao.ac.gov.br e www.comprasnet.gov.br, sob a UASG 927996.

As empresas interessadas poderão enviar suas propostas até as 10h (horário de Brasília) do dia 17 de junho, quando terá início a disputa de preços no sistema eletrônico ComprasNet. A expectativa do governo é garantir celeridade no processo para que as obras comecem ainda este ano.